Aprenda a Vender

Prepare o seu imóvel

Aprenda-vender-prepare

Preparar sua propriedade para atrair potenciais compradores vai ser fundamental para que você venda mais rapidamente, e a um bom preço. Por isso, é importante tomar uma série de medidas para que o seu imóvel fique apresentável, causando uma boa impressão aos visitantes.

Muitos compradores potenciais observam sua propriedade a partir do exterior, antes mesmo de entrar em contato com você. Assim, primeiramente, é necessário manter um jardim bem conservado, cortando-se a grama e os arbustos, devendo-se remover qualquer coisa que desordene a área externa, mantendo limpa a piscina, varanda, churrasqueira, canil, reservatórios de lixo, etc.

Na área externa também é importante manter a vaga de garagem limpa, removendo manchas de óleo e produtos não utilizados. Verifique também se é preciso substituir telhas no telhado, reparar janelas quebradas e telas, ou retocar a pintura em algum local descascado.

No interior de casa, tenha o cuidado em remover todas as distrações que possam impedir os visitantes de se concentrarem na casa, como retratos e outros itens de preferência pessoal. Os compradores precisam se imaginar vivendo naquele lugar, por isso, quanto mais despersonalizado o imóvel, melhor.

Retire também objetos que possam ocupar espaços, inclusive móveis, deixando as áreas mais arejadas.

Mantenha a casa limpa, principalmente a cozinha, banheiros, janelas, vidraças e cortinas. Limpe também os tapetes, substituindo-os, se for necessário.

Certifique-se de que tudo está em perfeito funcionamento, como o encanamento dos banheiros, instalações elétricas, campainha, sistema de aquecimento ou refrigeração, alarmes, gás, etc.

Se possível, pinte as paredes com uma camada de tinta fresca, de preferência na cor branca, pois deixa os ambientes com aspecto de maiores e mais brilhantes.

Elimine também odores, como os de animais de estimação e cigarros.

Lembre-se: uma casa limpa e ordenada inspira confiança e vende com mais facilidade. Invista nesses detalhes!

Após preparar seu imóvel é o momento adequado para fotografá-lo. E não se esqueça de mantê-lo organizado, afinal, muito em breve receberá a visita de potenciais compradores!

Defina seu preço

Aprenda-vender-defina-preco

Encontrar o melhor preço possível e o mais correto é essencial para uma venda bem sucedida. Além disso, a escolha do preço adequado vai influenciar diretamente no tempo em que o imóvel levará para ser vendido, já que muitos compradores usam o preço como um fator determinante na busca por um imóvel.

Primeiramente, seja objetivo e deixe sentimentos pessoais de lado. Analise seu imóvel do ponto de vista do comprador, considerando três fatores importantes:

  • Condições de mercado – Verifique em seu bairro, através dos anúncios em placas, jornais e internet, propriedades que foram vendidas recentemente. Identifique as semelhanças e diferenças, como a localização, o tipo de imóvel, e valor da área construída. Apurando o valor do m2 em sua região, será possível obter uma média do valor do seu imóvel. Considere, também, fatores de acabamento, o número de cômodos, de vagas de garagem, o tamanho do lote, o ano de construção, se passou por reformas, se possui piscina, churrasqueira, área de lazer, etc, buscando um equilíbrio de quanto o seu imóvel vale e quanto os compradores estão dispostos a pagar por ele. Se tiver dificuldades, contrate um corretor avaliador para avaliar o imóvel.
  • Custos gerais – Leve em consideração os custos que você terá com a transação. Estes custos variam, mas em geral envolvem as taxas notariais e custos de publicidade, se você decidir anunciar em outras mídias, além do proprietariovende.com. Contabilize também as despesas de reparação, incluindo os gastos com material e com a mão-de-obra.
  • Limitações de tempo – Considere em quanto tempo você pretende vender o seu imóvel. Se for preciso vender a curto prazo, é aconselhável fixar um preço de mercado, ou promocional. Por outro lado, se o tempo não é um fator essencial, aguarde pela melhor proposta.

Tenha em mente, ainda, que os mercados são variáveis. Assim, se o preço a que você chegou, depois de considerados todos estes fatores, não te parecer adequado, espere até que as condições de mercado estejam a seu favor.

Divulgue seu imóvel

Aprenda-vender-divulgue

Preparado o seu imóvel, e encontrado o preço certo, é o momento de divulgá-lo, fazendo com que os potenciais compradores saibam sobre ele. Observe que o período mais ativo de venda é assim que a propriedade é colocada no mercado, devendo divulgá-la o mais breve possível, com o máximo de publicidade, para atrair o maior número de interessados.

Para auxiliá-lo na elaboração do seu anúncio, descrevendo o seu imóvel de uma forma mais dinâmica, preencha o formulário descritivo do imóvel na terceira etapa de seu cadastro.

Além disso, para atingir o máximo número de pessoas, utilize as ferramentas do proprietariovende.com, que possibilitam o compartilhamento do seu anúncio através das redes sociais, além da divulgação no próprio site e jornais, permitindo uma integração e sincronismo entre esses meios de comunicação e entre os corretores.

A internet atinge ótimos resultados, já que hoje em dia os compradores estão fazendo suas próprias pesquisas on-line. Neste ponto, o proprietariovende.com oferece uma série de vantagens, pois direciona seu anúncio para compradores potenciais, permite o acesso às estatísticas, sendo possível acompanhar o número de visualizações e comentários, e você, proprietário, pode atualizar as informações sempre que for necessário.

Responda o máximo de comentários que puder, isso pode fazer diferença para o potencial comprador, e ser determinante na decisão da compra.

Você mesmo pode ampliar o alcance da divulgação mandando e-mail aos seus contatos, e imprimindo e distribuindo folhetos com a descrição de seu imóvel.

A placa colocada em frente à sua propriedade também é muito importante para a comercialização do seu imóvel. Ela permite atingir não só os potenciais compradores que passarem no local, como possibilitará a propaganda boca a boca, já que todos que visualizarem o sinal poderão indicar a familiares, amigos e conhecidos.

Durante a divulgação do imóvel, é importante ter em mãos alguns documentos indispensáveis para esclarecimento de questões que possam ser perguntadas sobre o seu imóvel. Por isso é importante que você faça um check list do que será necessário. Para isso, tenha com você as declarações fiscais da propriedade, a matrícula do imóvel, certidões pessoais, fotos, contas que comprovem gastos com eletricidade, gás, taxas, e outras despesas.

Disponibilize também, se possível, um telefone celular só para o atendimento das chamadas de interessados, anotando os dados de contato de todos eles, como nome, telefone de contato, e observações pessoais sobre cada um deles, assim será mais fácil se lembrar de um potencial comprador, no caso de entrarem em contato novamente.

Mostre seu imóvel

Aprenda-vender-mostre

Assim que seu imóvel for divulgado no mercado, certamente atrairá potenciais compradores, que entrarão em contato para agendar uma visita ao imóvel. Desta forma, verifique os dias e horários que você tem disponíveis, preencha-os quando for cadastrar seu imóvel no proprietariovende.com, e faça o possível para não desmarcar os horários agendados para visita.

Antes da visita, tenha o cuidado de guardar objetos de valor ou confidencias, para deixar os potenciais compradores livres para andar pelo imóvel. Retire também objetos pessoais, como retratos, isso permite que os potenciais compradores possam se imaginar morando ali, sem interferências externas.

Se for possível, retire alguns móveis. Os ambientes ficarão mais espaçosos e arejados.

Certifique-se de que a propriedade está limpa e organizada. Abra as cortinas e persianas para deixar os ambientes mais claros.

Coloque os animais de estimação na área externa. Tente manter o menor número de pessoas possível no imóvel.

Desligue a televisão ou qualquer aparelho que possa fazer barulho. Se desejar, ligue uma música em volume baixo.

Durante a visita, deixe os visitantes à vontade, dando algum tempo e espaço para que andem sozinhos pelos cômodos, se colocando à disposição para esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir.

Uma dica interessante é fazer um check list dos documentos que serão necessários, reuni-los e guardá-los em uma pasta, para que estejam acessíveis, assim que precisar deles. Potenciais compradores se interessam por esses detalhes, por isso tenha sempre em mãos:

- Saldos, extratos, IPTUs atrasados, parcelas de financiamentos, certidão de matrícula, certidão de protesto, recibos do condomínio, recibos de despesas com impostos, reparos anteriores, gás, luz, água, etc.

Neste momento também é importante já informar aos potenciais compradores o que fica e o que não fica no imóvel, como chuveiros, lâmpadas, luminárias, armários, condicionador de ar, cerca elétrica, etc., para evitar futuras discussões e dar transparência à negociação.

Ao terminar a visita, pergunte como foi e se há algo mais a ser esclarecido. Se os visitantes não tiverem se interessado, irão agradecer-lhe e se dirigir até a porta, sem fazer nenhuma pergunta. Não seja insistente.

Após a visita, aguarde cerca de três ou quatro dias para entrar em contato com os visitantes, e perguntar se eles se decidiram sobre o imóvel. Peça-lhes educadamente para comentar sobre o que gostaram e não gostaram. Seus comentários irão ajudá-lo a corrigir pequenas coisas para a próxima visita.

É recomendável que terminada a visita, você entregue aos visitantes um folheto impresso contendo a descrição do seu imóvel. Pois geralmente os potenciais compradores visitam vários imóveis antes de optar por um, assim será mais fácil que se lembrem, com riqueza de detalhes, do seu imóvel, aumentando as chances de compra.

Baseado no que disserem, você pode ajustar o preço para refletir o que os compradores estão dispostos a pagar, ou aguardar a próxima visita.

Negocie

Aprenda-vender-negocie

Feita uma oferta, observe algumas diretrizes para chegar a um preço razoável para ambas as partes. Leve em conta o índice de valorização do seu imóvel no mercado, quais os pontos fortes e fracos da sua propriedade, e quanto tempo pretende levar para vender.

Após considerar esses pontos, você se sentirá mais seguro para aceitar uma proposta, rejeitá-la ou ainda, apresentar uma contraproposta.

Desta forma, assim que ambas as partes chegarem a um acordo, todos os detalhes da compra e venda serão discutidos e esclarecidos. Posteriormente, tudo aquilo que ficou ajustado entre vendedor e comprador será formalizado por meio de um contrato, garantindo maior segurança à negociação.

Se você não tiver experiência neste assunto, é recomendável contratar um profissional do ramo, como um advogado ou um corretor imobiliário, para te orientar nas negociações, oferecendo suporte para que você possa lidar facilmente com depósitos, condições de pagamento, ajustes, prazos, documentos, contratos, etc.

Você pode inclusive contar com a ajuda de um correspondente financeiro para auxiliá-lo com o processo de financiamento, se for o caso.

Estes profissionais poderão acompanhá-lo em todo esse processo, até que se conclua o negócio, com o fechamento.

Fechamento

Aprenda-vender-fechamento

O fechamento é o encerramento do contrato de compra e venda.

Depois de concluídas todas as etapas da negociação, com a elaboração do contrato de compra e venda, e ajustada a forma de pagamento, é estabelecida uma data para que o comprador pague o vendedor pelo imóvel, e em contrapartida, após a quitação do imóvel, o vendedor transfira a titularidade da propriedade para o comprador.

Ao estabelecer esta data, dê tempo suficiente para que todas as condições previstas no contrato sejam cumpridas, observados os trâmites legais e as condições do comprador para efetuar o pagamento.

Além disso este tempo é necessário para que você encerre os contratos com operadoras de telefonia, e empresas de água, energia, TV à cabo, segurança, entre outros; e quite os débitos pendentes relativos à impostos, taxas, condomínio, etc.

Outra medida fundamental é proceder, em todas as empresas e órgãos nos quais você possuir cadastro, à atualização do seu novo endereço, para evitar que cobranças ou correspondências sejam enviadas ao endereço do imóvel que você acabou de vender, evitando maiores aborrecimentos.

Definida esta data, programe-se para tirar todos os seus pertences do imóvel e fazer os últimos reparos que necessitem ser feitos, deixando o imóvel pronto para ser entregue a seus novos donos.

Após a conclusão do negócio, não se esqueça de informar a venda do seu imóvel no proprietariovende.com. O acesso ao seu contato será bloqueado, evitando que interessados o procurem.

Lembre-se de inserir o adesivo “VENDIDO” sobre a placa de vende. Isso demonstrará à vizinhança, possíveis interessados e corretores, que o imóvel já foi vendido.

No dia da entrega das chaves, retire a placa. Caso queira contribuir com o meio ambiente, ao invés de descartar a placa no lixo, entre em contato conosco pelo telefone +55 67 3043-4142 ou pelo e-mail contato@proprietariovende.com, que nós a reciclaremos.

O próximo passo é só comemorar o negócio!

Até a próxima!