Aprenda a Comprar

Defina suas necessidades

Aprenda-comprar-necessidades

Reflita sobre o tipo de casa que você está procurando, qual o tamanho, do que precisa para atender suas necessidades. Se um pequeno apartamento é suficiente, ou se é preciso uma casa com mais cômodos e uma área externa.

Pense se precisa de uma residência provisória, ou uma casa que já seja adequada para o futuro. Pense sobre o bairro que gostaria de morar, se é seguro, se é perto do seu trabalho ou da escola do seu filho, se gostaria de uma área de lazer, quantas vagas de garagem são necessárias, se precisa de um escritório ou oficina, etc.

Defina suas preferências e critérios. Objetive fazer a melhor compra possível, dentro das suas necessidades, atuais e futuras, por isso é preciso pensar a curto e médio prazo.

Uma vez definidos, passe para o próximo passo: quanto você pode pagar.

Determine quanto pode pagar

Aprenda-comprar-determine

Assim que você definir o tipo de imóvel que pretende comprar, verifique quanto você está disposto a pagar por ele, observadas as suas condições financeiras e o quanto de crédito que poderia obter.

Se você não tiver capital suficiente para comprar o imóvel, verifique sobre a possibilidade de financiamento.

É recomendável que se reúna com o gerente do seu banco ou com um correspondente financeiro, que, diante da sua situação econômica, observará quanto de crédito poderá ser disponibilizado para a compra do imóvel.

Busque o imóvel

Aprenda-comprar-busque

Definido quanto você pode pagar pelo imóvel, é o momento de procurar por ele.

É aconselhável realizar algumas pesquisas e olhas várias casas antes de se decidir por uma. Ao fazer sua busca, tenha em mente se você pretende reformar a casa, ou se não quer ter mais nenhum gasto extra.

Não se prenda apenas ao exterior da casa. Leve em conta detalhes importantes como estrutura, encanamento, instalação elétrica, etc.

Recolha todas as informações possíveis, e tome nota para depois comparar.

Utilize os buscadores do site proprietariovende.com, preencha os filtros de busca, e encontre o imóvel que você buscava. Os anúncios contêm todas as informações relativas aos imóveis e qualquer dúvida que você tenha, pode esclarecer imediatamente com o proprietário do imóvel, através dos comentários.

Além disso, os anúncios contêm fotos dos imóveis, com toda sua descrição, fazendo com que você tenha uma ideia de como seja o imóvel, antes que opte por fazer uma visita.

Neste momento lembre-se das necessidades que você definiu logo no começo, e no seu orçamento.

Desta forma, assim que você encontrar um imóvel que atenda a esses requisitos, entre em contato com o vendedor e agende uma visita para inspecionar o imóvel.

Informe-se sobre os aspectos legais

Aprenda-comprar-aspectos-legais

É recomendável, antes de fazer a visita, informar-se sobre pendências legais que possam recair sobre o imóvel, para deixar tudo esclarecido previamente.

Verifique com o proprietário se há impostos em dívida, ou outros ônus sobre o imóvel, como hipoteca, penhora, servidão, ou, ainda, se é objeto de alguma ação judicial.

Neste momento, é fundamental verificar com o proprietário se ele já fez um levantamento de toda a documentação necessária que certifique as informações prestadas, relativas à situação do imóvel.

Caso ele não possua esses documentos em mãos, ou sejam insuficientes, se achar necessário, faça você mesmo o levantamento desses documentos, ou, se preferir, busque a orientação de um profissional, como um advogado ou corretor.

Informe-se também, se for do seu interesse, se é possível financiar o imóvel. Vale lembrar que imóveis com a documentação irregular só aceitam financiamento após a regularização.

Inspecione o imóvel

Aprenda-comprar-inspecione

Verificados os aspectos legais, é o momento de visitar o imóvel, para ter certeza de que você deve fazer uma oferta.

Observe o imóvel atentamente, desde o seu exterior. Visite os cômodos, observe os armários, a estrutura da casa, a necessidade de fazer reparos ou não, a iluminação, se a casa é bem arejada, a qualidade dos materiais empregados, a instalação elétrica, possíveis infiltrações, acabamento, piso, etc.

É recomendável perguntar sobre os gastos com tributos, condomínio, iluminação, gás, água, etc., para ter uma média de quanto você irá gastar.

Uma vez que você olhou toda a casa, e gostou do imóvel, é o momento de discutir o preço e outros aspectos. Se preferir, marque uma segunda visita.

Negocie

Aprenda-comprar-negocie

Feita a visita, se decidir que gostou do imóvel, discuta com o vendedor acerca do preço. Pergunte sobre os itens inclusos, as condições de pagamento, se aceita financiamento, e qual o prazo para fechamento.

Apresentados os termos e condições do negócio, se ainda tiver interesse, faça sua oferta.

Desta forma, assim que ambas as partes chegarem a um acordo, todos os detalhes da compra e venda serão discutidos e esclarecidos. Posteriormente, tudo aquilo que ficou ajustado entre vendedor e comprador será formalizado por meio de um contrato, garantindo maior segurança à negociação.

Se você não tiver experiência neste assunto, é recomendável contratar um profissional do ramo, como um advogado ou um corretor imobiliário, para te orientar nas negociações, oferecendo suporte para que você possa lidar facilmente com depósitos, condições de pagamento, ajustes, prazos, documentos, contratos, etc.

Você pode inclusive contar com a ajuda de um correspondente financeiro para auxiliá-lo com o processo de financiamento, se for o caso.

Estes profissionais poderão acompanhá-lo em todo esse processo, até que se conclua o negócio, com o fechamento.

Fechamento

Aprenda-comprar-fechamento

O fechamento é o encerramento do contrato de compra e venda.

Depois de concluídas todas as etapas da negociação, com a elaboração do contrato de compra e venda, e ajustada a forma de pagamento, é estabelecida uma data para que você pague o vendedor pelo imóvel, e em contrapartida, após a quitação do imóvel, o vendedor transfira a titularidade da propriedade para você, com a transcrição da escritura e a entrega das chaves.

Ao estabelecer esta data, dê tempo suficiente para que todas as condições previstas no contrato sejam cumpridas, observados os trâmites legais e as suas condições para efetuar o pagamento.

Definida esta data, o vendedor deverá tirar todos os seus pertences do imóvel e fazer os últimos reparos que necessitem ser feitos, deixando o imóvel pronto para ser entregue a você, o novo dono.

O próximo passo é só comemorar o negócio! Até a próxima!